Estabelecimento das Normas DRIS para Cultura da Banana no Vale do Ribeira

 

 

No dia 07/01/2013 o GEBAN deu inicio ao projeto “Estabelecimento das Normas DRIS para Cultura da Banana no Vale do Ribeira”O  DRIS ( Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação) é um método de diagnose de desordens nutricionais  e  recomendação de adubação através da analise química foliar , esse método têm sido aplicado com sucesso  em várias culturas como soja, café, citros, mamão, manga.

As principais diferenças do DRIS e dos métodos atuais usados na região são que no DRIS se correlaciona  os teores  de nutrientes foliares com a produtividade da planta , e que o banco de dados é construído com dados da própria região, enquanto que em  outros métodos os valores de referência são de outras regiões , ou até mesmo de outros países.

Para utilização do DRIS, entretanto, faz-se necessário à coleta de um número expressivo de amostras foliares e do rendimento de diferentes populações, de forma que se construa um banco de dados consistente. Esse banco de dado está sendo construído com dados de 15 propriedades exploradas comercialmente com a cultivar Nanicão e Grande Naine do subgrupo Cavendish, localizada nos municípios de Registro, Sete Barras e Eldorado, pertencentes a região do Vale do Ribeira. Onde  em cada propriedade estão sendo retiradas amostras de solo e folha e está sendo feita a  marcação dos cachos que serão pesados para estimar a produtividade dessas áreas.

Diagnoses nutricionais realizados com os padrões de DRIS e obtidas regionalmente, apresentam maior eficiência que referências da literatura. Isso se deve ao uso de informações estratificadas e regionalizadas no DRIS de solo, clima e manejo que podem contribuir para diagnósticos mais precisos (REIS; MONNERAT, 2002; SILVA et al., 2005; MAEDA et al., 2004).

O objetivo do DRIS é Identificar quais nutrientes estão limitando a produtividade da cultura de uma micro região, seja por deficiência ou por excesso, consequentemente resultando em aumento de produtividades e otimização de recursos dentro da propriedade.

 

 

Outras páginas do GEBAN: