WORKSHOP SOBRE NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DA CULTURA DA BANANA

 

INTRODUÇÃO

 Na região do Vale do Ribeira há mais de 3.500 produtores de banana, numa área aproximada de 35 mil hectares, representando 80% da produção do estado de São Paulo.

No entanto, existem poucas informações atualizadas e disponíveis sobre a nutrição e adubação desta cultura. O manejo da adubação de um bananal representa um dos principais custos da produção, junto dela, a utilização de técnicas mais adequadas no trato com deferência da fertilidade do solo e da nutrição da bananeira pode levar à utilização mais eficiente dos fertilizantes, acarretando em maiores produtividades, redução de custos e menores riscos de contaminação ambiental por excesso destes.

A idéia deste Workshop foi difundir de maneira prática e pontual, todo conhecimento mais atual e especializado através de renomados palestrantes da área, ao público mais interessado da região.

 

O WORKSHOP

 O Workshop sobre Nutrição e Adubação da Cultura da Banana trata-se de um evento técnico científico visando reunir e discutir as informações geradas na atualidade sobre o manejo da fertilidade do solo e da nutrição desta cultura nas principais regiões produtoras do Brasil. O conhecimento transmitido e gerado ao público alvo, no referido evento, deverá resultar em mudanças no manejo da adubação da bananicultura que visam maior lucratividade e menores riscos ambientais. 

O objetivo do Workshop é reunir, divulgar e discutir informações atualizadas sobre a nutrição e adubação da cultura da banana, proporcionando ao público ampliar seu conhecimento, tornando-o capaz de promover modificações com consequente melhoria da bananicultura e enfoque no levantamento dos principais temas que necessitam de pesquisas, trazendo soluções práticas para os produtores da região.

 

REALIZADORES

 A Empresa de Consultoria Agropecuária Júnior – ECAP Jr., é uma empresa constituída pelos alunos da campus experimental de Registro, que conta com esta, através da participação de professores para realização de projetos e eventos de interesse para a região do Vale do Ribeira e, desta forma, tem o objetivo de proporcionar uma complementação prática do conhecimento teórico, despertando o empreendedorismo no estudante. Para a complementação do conhecimento técnico científico a organização deste evento contou ainda com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Bananicultura Adubação e Nutrição (GEBAN), sendo este um diferencial com objetivo de tornar mais próximo a relação comunidade - UNESP.

 

PERFIL DOS PARTICIPANTES

 O perfil dos participantes deste evento, resumi-se principalmente em produtores rurais, profissionais, pecuaristas, técnicos, estudantes, professores e pesquisadores da área.

 

A TEMÁTICA DO EVENTO

 O evento atende, em cada edição, mais de 200 participantes entre bananicultores do Vale do Ribeira e outras regiões, assim como profissionais que prestam consultoria e representantes das empresas de insumos pertencentes à cadeia produtiva da bananicultura. Os bananicultores podem adquirir informações, assim como discutir e tirar suas dúvidas quanto ao manejo da nutrição e adubação da bananeira, visando aperfeiçoar a eficiência de utilização de corretivos e fertilizantes, reduzindo custos, maximizando lucros e reduzindo riscos ambientais. Os consultores adquirem novos conhecimentos que os auxiliam nas recomendações junto aos produtores, assim como os representantes de empresa podem encontrar fundamentos do manejo da fertilidade do solo e da nutrição da bananeira para justificar a utilização dos respectivos produtos para a bananicultura. Já os estudantes do curso de agronomia ampliam e atualizam os seus conhecimentos sobre o tema, bem como reveram conceitos ensinados na Universidade e que são utilizados por profissionais na prática, valorizando o ensinamento que lhes foi passado.

 

 

 

Outras páginas do GEBAN: